Dona Benta - Comer Bem, 1953

Dona Benta - Comer Bem, 1953

A Dona Benta é uma instituição, ninguém pode negar. Ela já está a tanto tempo entre nós que nem sei dizer ao certo. A Dona Benta do Sítio deu origem à do livro ou foi o contrário?

Pra mim, o livro básico de cozinha é o Dona Benta – Comer Bem. Eu sempre quiz um, até que ganhei a edição que foi da minha avó, e data de 1953. Além de ser a minha fonte de consulta para todos os assuntos de cozinha do dia a dia, como conversão de pesos e medidas, sempre se encontra uma maneira nova e outras tão conhecidas de preparar a mesma coisa.

Já vi por aí muita gente falando mal da tal velhinha. Que as receitas não são exatas, que o passo a passo não é claro. Pra mim, nada nunca deu errado. Acho que pra minha avó também não, pelo tanto de receitas marcadas, e muitas que eu reconheci como ‘comida da vó’ lendo o livro.

Frango à caçadora

Frango à caçadora: não esqueça de depenar o frango hein?

E as pérolas?? Dona Benta tem várias. Desde uma relação minuciosa de enxoval para moçoilas casadoiras da década de 50 até receita de …. lambisgóias!