Atendendo a pedidos de um dos homens que frequentam este blog, o homem da lei, da cozinha e da cerveja, pêxero do Dengo Dengo, nêgo, e do framengo, Dr Fábio, eis aqui: Carreteiro!

A princípio, carreteiro é feito somente com arroz e charque, e leva como tempero, além do sal e pimenta, se não me engano, somente cebola. Mas isso é lá com os gaúchos. O meu carreteiro catarina leva muito mais!

Ingredientes:

  • Um pedaço de charque, devidamente dessalgado e picado/desfiado
  • Bacon bem picadinho
  • Linguiça, daquela de alemão, vulgo linguiça Blumenau por ai, ou linguiça para schmiar ou aquela para churrasco
  • Alho e cebola finamente picados
  • Arroz – 01 xícara para cada duas pessoas
  • Tomate (batido no mixer ou liquidificador com um pouco de água) ou esse
  • Sal, pimenta

Modus Operandi:
Numa panela de ferro ou barro, bem quente, com um fiozinho de azeite (bem pouco mesmo!), frite muito bem, por ordem de entrada na panela: o bacon, o charque e a linguiça. Estando as carnes devidamente fritas, junte o alho, a cebola e frite mais. Tudo em ordem até aqui? Beleza, hora do arroz. Sabe que pro arroz ficar saboroso, ele precisa interagir com os demais ingredientes né? Então, nego, tu refoga o arrox, até ele ficar com a pontinha mais branquinha, mas sem queimar, mexendo sempre. Junta o tomate. Não tem problema se o tomate réve água, não, visse?  Mexe. Agora a água. O ideal é cerca de 02 dedinhos cobrindo o arroz. Seja parcimonioso com o sal, afinal as carnes já são salgadas. Pimenta: que tal calabresa para os mais intrépidos? Ou do reino para os mais sensíveis?

Se achar necessário, pode acrescentar um cubinho de caldo de carne. Eu uso dependendo da quantidade de carne que tem. Se tem mais carne, não uso. Se tem menos, uso, sim, sem medo de ser feliz.
Fique de olho na panela: as de barro e de ferro, depois de quentes, cozinham o arroz bem rápido.

Carreteiro é ótimo para fazer quando tem bastante gente, ou quando tem só dois também. Dá pra servir somente com uma salada, ou com alguns ovos cozidos, ou com queijo parmesão – ou tudo isso!

Não menciono quantidades porque acho isso muito pessoal (e porque eu tenho um problema com quantidades).  Eu uso muito alho e cebola, e a carne que prodomina é a linguiça. Mas por favor, adapte ao seu gosto!

carreteiro