Pizza é coisa de dia de festa, pra todo dia, pra comer com os amigos, ou pra comer fria de manhã!

Já faz um tempo (anos) que eu estou em busca da massa de pizza perfeita. Já tentei a receita da máquina de pão, que só deu meleca na minha cozinha. A do Jamie Oliver, que achei muito dura. Uma que eu “inventei”, somente com trigo e água, que não ficou horrorosa, mas também não ficou boa. Então eu vivia recorrendo `as massas de pizza prontas do mercado.

Olhando este blog aqui, encontrei uma receita de massa, que adaptei livremente a água para o leite, e todas as quantidades. A massa é bem gostosa, mas ainda não é a minha massa perfeita.

Massa

  • 1/2 xícara de leite morno
  • 1/2 colher de chá de açucar
  • 10 g (um pacotinho) de fermento biológico
  • 01 colher de sobremesa de azeite
  • 01 xícara de farinha de trigo comum
  • 01 xícara de farinha de trigo integral
  • 01 colher de chá de sal.
  • Dissolva o açucar (usei cristal) no leite, e junte o fermento. Não precisa mexer, mas deixe descansar por uns 10 minutinhos.
  • Peneire os ingredientes secos em uma tigela, junte o azeite e a mistura com de leite com fermento. Aqui eu começo a misturar com o garfo. Depois de ficar bem esfarelenta, meto a mão na massa! Amasse com vontade por uns bons 10, 15 minutos.
  • Deixe descansar em um lugar aquecido, coberto com um pano de louça úmido por cerca de 01 hora. Lugar aquecido é somente um lugar que não é frio e com corrente de vento, ok? Em dias muitos frios, vale deixar descansar dentro do forno, desligado.
  • Sove mais um pouquinho e abra a massa com rolo, em uma superfície levemente enfarinhada. Eu abri o mais fino que achei plausível para uma pizza.
  • Com o molho já pronto e devidamente cozido (ou não), regue a pizza e asse por cerca de 10-15 minutos.
  • Depois cubra com o queijo, e nesse caso a calabresa, e asse até ficar dourado. Claro, cubra com o que for da tua preferência, mais um fiozinho de azeite e um tanto de pimenta calabresa.

A massa é fácil de fazer e não requer muita prática. Claro que tem que descansar por uma hora, mas nesse meio tempo, dá pra fazer outras coisas.

pizza

Considerações: o que se faz com as aparas da massa? Aha!! Abra beeem fininho e pincele com uma mistura de azeite, limão & pimenta e sal. Sabe aquela casquinha que é servida como aperitivo na pizzaria? ;) (Xaaaime!!)

Na próxima vez eu vou fazer somente com trigo comum, pra ver no que dá. Acho que vai ficar mais leve. Também planejo fazer uma receita só de casquinha, para comer com beringela alho & oléo ou baba ganoush, ou pura mesmo!

casquinhaEssa casquinha é ótima! Dá pra comer uma receita inteira! Perfeito pra acompanhar uma cervejinha ou uma taça de vinho!