Lady Pepper amiga do blog, Andréia, uma doutora em assunto entmológicos, bolísticos e fashion, vai fazer o bolo de aniversário da sua fofa sobrinha Júlia.

Como eu não sou autoridade em bolos lindos, deixo como sugestão um bolo lindo da talentosa Patricia Scarpin (olha que nome fino!), do Technicolor Kitchen.

Foto: Patricia Scarpin, Technicolor Kitchen

Foto: Patricia Scarpin, Technicolor Kitchen

Bolo chiffon triplo de limão siciliano com morangos

– xícara medidora de 240ml

Bolo:
8 ovos, claras e gemas separadas
¼ xícara (60ml) de óleo vegetal
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano espremido na hora
1 colher (sopa) de raspas da casca do limão
1/3 xícara (80ml) de água
½ colher (chá) de cremor tártaro
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
1 ¾ xícaras (245g) de farinha para bolos*
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal

Mousse de chocolate branco e limão siciliano:
100g de chocolate branco picado
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco
1 clara de ovo
1 colher (sopa) de açúcar
raspas da casca de ½ limão siciliano
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1-1 ¼ xícaras de morangos fatiados

Cobertura (buttercream):
3 claras de ovo
¾ xícara (150g) de açúcar
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano espremido na hora
250g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Para decorar:
casquinhas de limão siciliano cristalizadas e/ou morangos frescos

Comece com o bolo: pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de três formas redondas de 22cm com papel manteiga mas não unte as formas.

Numa tigela média, misture as gemas, o óleo, o suco e as raspas de limão e a água.

Na tigela grande da batedeira, bata as claras com o cremor tártaro em velocidade média até espumarem. Aos poucos, junte ½ xícara (100g) do açúcar e continue batendo até formar picos moles.

Peneire a farinha, a xícara de açúcar restante (200g), o bicarbonato e o sal numa tigela bem grande. Misture. Faça um buraco no centro e nele despeje a mistura de gemas. Mexa, formando uma pasta. Junte ¼ das claras batidas e misture de baixo para cima, levemente, para dar leveza à massa. Adicione as claras restantes e misture delicadamente. Divida a massa entre as assadeiras preparadas.

Asse por 16 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo. Transfira as assadeiras para gradinhas e deixe os bolos esfriarem completamente. Para desenformar, passe uma faquinha sem corte nas laterais das formas e inverta-as para soltar os bolos – nem precisei fazer isso, pois os bolos soltaram das laterais da forma assim que começaram a esfriar. Retire o papel manteiga com cuidado.

Faça o recheio: derreta o chocolate com ¼ xícara de creme de leite em banho-maria. Misture até obter um creme brilhante. Retire do fogo, junte o suco de limão e misture bem. Reserve até que esteja em temperatura ambiente.

Bata o creme de leite restante com as raspinhas de limão até chegar ao ponto de chantilly. Numa outra tigelinha bem seca e limpa, bata a clara com o açúcar até obter um merengue brilhante e firme.
Misture o merengue ao creme de chocolate branco e misture delicadamente. Junte o chantilly e mexa rapidamente – não misture demais para não arruinar a textura da mousse. Mantenha na geladeira até a hora de usar.

Agora, a cobertura: coloque as claras na tigela grande da batedeira e acople o batedor de arame.

Numa panela pequena – não use panela de alumínio, cobre ou ferro – misture o suco de limão e o açúcar e leve ao fogo alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver, sem misturar, até que a calda atinja 115ºC.

Ligue a batedeira na velocidade média-baixa e, aos poucos, despeje a calda quente em fio sobre as claras, batendo sempre – cuidado para não deixar cair calda nos batedores (pode espirrar em você). Bata em veloc. média até que o merengue chegue à temperatura do corpo.

Passe a batedeira para a veloc. média-baixa e vá juntando a manteiga, várias colheradas por vez. Bata até formar uma cobertura amanteigada.

Montagem do bolo: coloque um dos bolos num prato ou suporte. Espalhe metade do recheio sobre ele e cubra com metade das fatias de morango. Coloque o segundo bolo e repita o procedimento com o recheio e morangos restantes. Finalize com o último bolo. Cubra o topo e as laterais do bolo com a cobertura e alise com uma espátula. Decore com as cascas de limão siciliano cristalizadas e/ou morangos frescos.

Rend.: 16-20 porções