Desde que eu comprei o livro ‘Jamie Oliver: O chef sem mistérios‘, fiquei tentada a fazer essa sopa. Isso foi em 2005. Fui fazer a dita da sopa somente em 2009. Mas quando eu finalmente fiz, que ótima surpresa! Uma sopa leve e ao mesmo tempo de sustância, fácil de fazer e diferente das sopas que eu estou habituada a comer.

Desde qu fiz a primeira vez, não parei mais, e sempre que  vejo alho poró na verdureira,  trago pra casa.

Eu adapto as quantidades, mas segue a receita na íntegra, do livro:

Sopa de Grão de Bico e Alho Poró

Para 06 pessoas

  • 340 g de grão de bico deixados de molho de um dia pro outro
  • 01 batata tamanho média, descascada e picada em cubinhos
  • 05 alhos poró de tamanho médio, cortados em 04 ao comprido e depois fatiados
  • 01 colher de sopa de azeite de oliva
  • 01 pedaço de manteiga
  • 02 dentes de alho finamente picados
  • sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 850 ml de caldo de galinha

Simplifiquei o modus operandi, que no livro é meio extenso:

Fritar com a manteiga e o azeite, o alho e o alho poró. Acrescentar o grão de bico, misturar bem, juntar a batata e o caldo de galinha. Ferver até ficar tenro. Ele  cozinha a batata em outra panela para depois adicioná-la à sopa, mas eu não vi propósito nisso não.

O Jamie ( íntima!) recomenda e eu faço isso;  bater um pouco da sopa no mixer ou liquidificador, para ficar um creme. Eu bato metade da sopa e misturo com a outra metade, pra ter um tanto de grão de bico para mastigar.

Ele também recomenda servir a sopa com parmesão ralada e um fio de azeite de oliva, que realmente faz diferença.

O que o Jamie não sabe, é que se deixar o grão de bico de molho na água com sal, a casca não solta. Ele manda descascar o grão de bico antes de pôr na sopa, mas com o truque do sal não carece não. E eu lá tenho cara de quem descasca grão de bico um por um?? Menos, Jamie!

sopa de grao de bico e alho poró

Diz o Jamie que é uma receita australiana.

ps: não estou ganhando nada divulgando o livro ou com o link, é somente para referência de quem se interessar!