Eu estava SECA por um pedaço de carne – e acho que me marido também, porque ele fez huummmmm!! a hora que viu o que era.

Comprei posta, que é um corte bem magro, em compensação, precisa ser feito na panela de pressão (já contei minha história com a pressão? não? me lembrem de contar qualquer hora) ou cozido bastaaaante tempo.

Enfim, eu queria comer carne, mas queria alecrim. Fiquei matutando cá com minhas batatinhas. Se eu fizesse um molho SO de alecrim ficaria muito forte. Foi entando que o alho poró fez ‘pisc’ pra mim da geladeira.

Para aproximadamente 350 g de lagarto usei:

03 dentes de alho

01 cebola pequena

01 talo grande de alho poró

03 galhos de alecrim

Aqueci bem a panela de ferro e deitei (não é lindo isso,  deitar um ingrediente?) um fio de azeite aromatizado com alecrim; dourei a carne muito bem por todos os lados, conservando um pedacinho de gordura que tinha na lateral.

Quando estava muito bem frito, juntei os ingredientes descritos acima, picados.  finamente. Refoguei – ah, que cheiro bom! – e quando a cebola estava transparente, acrescentei um tanto de cachaça, água e tampei.

Tem que olhar de quando em quando, e se necessário, pôr mais água. A carne tem que cozinhar bastante, pra ficar macia.

Cozinhe até a carne ficar macia e o molho, consistente. Acerte sal, pimenta calabresa e sirva com arroz branco e batatinhas.

posta ao alecrim e alho poró