Cracóvia é um embutido de porco que, pelo nome, julgo ser de origem croata.  Tem bastante aqui em Curitiba e é bem gostoso. No entanto, a melhor cracóvia vem lá de Prudentópolis, segundo fontes fidedignas me informam, o que não era o caso dessa que eu tinha em casa.

Como a dita não estava assim tão deliciosa para comer fatiada, resolvi aproveitá-la num molho, sem me decepcionar!

Para duas pessoas:

Aprox 250 g de espaguete al dente (não precisa de instruções né?)

Para o molho:

  • 1/2 cracóvia em cubinhos
  • 01 cebola
  • 03 dentes de alho
  • 02 tomates picados
  • 01 pedacinho de pimentão
  • Sal e Pimenta Calabresa a gosto, salsinha.

Na panela de ferro, já aquecida e com um fio de azeite de oliva, refogue bem a cracóvia. Junte o alho e a cebola picados, doure. Acrescente o tomate picado (eu geralmente não uso tomate pelado – afinal este é um blog de família!) e o pimentão e deixe o molho apurar. Um pouco de salsinha picada vai bem. Foi jogo rápido. Acerte o sal e a pimenta calabresa.

Quando o espaguete estiver pronto, misture-o bem com o molho e sirva-se!

Queijo ralado, uma taça de vinho e não precisa de mais nada pra ser feliz.

ps: não pensem que eu sou alcoólatra, eu não sou não, viu?

espaguete a cracovia

Em tempo: O Orlando, do Oba Gastronomia, comentou que a Cracóvia foi inventada em Prudentópolis.