Deia

Andréia é paulista, entomóloga  , e professora  universetária em Registro, SP. Já foi Miss Registro e é aparentada com um famoso cantor de lambada, o Beto.
Ela também ‘mãe’ de uma felina,  super fashion, animadérrima , rockeira, gente fina da melhor qualidade e cozinheira de mão cheia!
Querem ver?

Como começou a cozinhar?
Bem cedo, ainda criança, assando bolinhos em latinhas de sardinha. Com uns nove anos me lembro da primeira incursão a cozinha: a famigerada “sopa de bolas”. Eu e minha irmã pegamos a receita em um livro vegetariano da minha mãe, ia uma massa (em bolas) que cozinhava no meio da sopa. Ficou horrível, sopa com umas bolotas de massa boiando…é só lembrar da “sopa de bolas” para dar umas boas risadas.

Gosta de novidades na sua cozinha?
Sim, sempre. De novos ingredientes a utensílios (eu quero um Turning Food Centre da Polishop, para fazer minhas próprias massas e linguiças!)

Doce ou salgado? Quais seus preferidos?
Para fazer, doce, para comer, os dois.

O que não falta na sua cozinha?
Leite (sem esse eu morro). Cebola, alho, gengibre, shoyo, pimenta-do-reino (para moer na hora) e algum doce na geladeira.

Suas especialidades?
Com certeza absoluta, ovos de páscoa, bombons e bolos de aniversário.

Minha receita:

Frango ao champignon e curry
(1 porção)
Para o frango.
1 filé de peito de frango
1 dente de alho ralado
1 pedaço pequeno de gengibre ralado
sal
pimenta-do-reino moída na hora

Tempere o filé com alho, gengibre, pimenta-do-reino e sal. Grelhe com manteiga e um pouco de azeite. Reserve

Para o molho de champignon ao curry
3 champignons (dos grandes) frescos e fatiados
1 dente de alho ralado
3 colheres de sopa de creme de leite
Manteiga
pimenta-do-reino moída na hora
sal (se precisar)
Curry à gosto

Na mesma frigideira onde o frango foi grelhado, adiciono um pouco de água e deixo ferver. Passo por uma peneira e reservo o molho. Na frigideira limpa, adiciono o alho e a manteiga e deixo fritar, em seguida adiciono os champignons fatiados e deixo refogarem. Adiciono duas colheres de sopa de molho coado da frigideira (ou o quanto vc quiser), o creme de leite (o quanto bastar, na verdade eu raramente utilizo medidas) e o curry. Coloque um pouco e prove, até acertar o aquantidade ideal para vc. O curry é “forte” e ardência vai do gosto de cada um.

Para acompanhar
Ervilha torta e champignons na manteiga e alho.

Fiz um pré-cozimento nas ervilhas e nos cogumelos (água quente e água gelada depois). Manteiga, alho, legumes, sal e pimenta-do-reino na frigideira.

Dicas:
Eu fiz uns cortes superficiais no filé, para grelhar mais rápido e assim não ficar seco.
Uso sempre champignons frescos, pois são mais baratos e gostosos. Aqui uma bandeja custa R$ 4,00.
Se vc tiver o creme de leite fresco, é melhor. Eu não tinha e usei o de caixinha.
Essa receita é uma invenção minha, eu geralmente acompanho com macarrão primavera, não com vegetais! Hj deu vontade de fazer os legumes.

frango ao champignon e curry